SEO Angelini

O desafio para os sites das marcas da Angelini foi o de optimizar os websites e melhorar o seu posicionamento nas pesquisas do Google.

O cliente

Angelini Farmacêutica

A Angelini é um grupo internacional privado, líder na área de saúde e bem-estar no sector farmacêutico e de produtos de grande consumo. Nascido no início no Séc. XX, o grupo Angelini está sediado em 19 países, distribuindo mundialmente muitos dos seus produtos. A sua missão é estar próximo das pessoas e ir ao encontro das suas exigências quotidianas com produtos eficazes, de elevada qualidade, de grande difusão e acessibilidade , garantindo a procura de bem-estar de todos.

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O desafio

Pela sua visibilidade e pelo crescente número de utilizadores, o motor de pesquisa do Google é uma das plataformas básicas onde as marcas devem aparecer. Para cumprir este objectivo há dois caminhos possíveis: o pago e o orgânico. O pago é o Google Adwords e concretiza-se em comprar palavras-chave que sejam de interesse para a marca em questão; a forma orgânica de melhorar o posicionamento de um website no Google é através de SEO.

O termo SEO – sigla para Search Engine Optimization – refere-se então à optimização de websites com vista a um melhor posicionamento na pesquisa do Google e compreende um grande conjunto de regras e técnicas.

O desafio para os sites das marcas da Angelini foi exactamente este: optimizar os websites com base nestas técnicas e melhorar o seu posicionamento nas pesquisas do Google.

Para tal, o primeiro a fazer foi definir as palavras-chave de cada marca, e decidir quais as pesquisas do Google que era preciso conquistar para cada site. Em seguida, o trabalho desenvolveu-se em dois planos: por um lado foi necessário corrigir algumas incorrecções em termos da estrutura e a nível do desenho e programação do site propriamente dito; por outro, reescrevemos todos os conteúdos de cada site com base nas keywords definidas. Outras preocupações fizeram parte deste processo, como concentrar mais palavras-chave nos títulos e nas partes mais importantes de cada texto (1º e último parágrafos), a definição dos nomes e ALTs das imagens dos sites e ainda uma estratégia de backlinks que suportasse cada website.
Este é um trabalho diário, que depende em muito das alterações do algoritmo do Google, mas também das constantes optimizações e actualizações feitas em cada website, daí que este seja um verdadeiro case study.

Destaques

  • Definição de palavras-chave para cada uma das marcas
  • Optimização contínua da estrutura e dos conteúdos de cada website
  • Estratégia de backlinks a partir de sites que apontem para os nossos e de links internos entre as várias páginas do site