Revista Estante número 8: uma revista para todas as idades

Um dos projetos que mais nos enche de orgulho despediu-se do inverno com um oitavo número muito especial, parcialmente dedicado às crianças. Às que ainda o são e às que já o foram. E, claro, às leituras que mais as marcaram, ou não fosse a Revista Estante, da Fnac, uma revista para apaixonados por livros.

Porque o tema nos lembra de imediato o seu nome e gostamos de contar sempre com os melhores, convidámos a Catarina Sobral para ilustrar a capa da edição. José Jorge Letria escreve, nas primeiras páginas, um editorial que estabelece a leitura como um ato de liberdade. Está dado o mote para um número no qual pedimos a alguns dos principais escritores portugueses da atualidade – casos de Afonso Cruz, Hélia Correia e Valter Hugo Mãe, entre outros –que voltassem atrás no tempo e nos confessassem o que liam na infância. As respostas são diversas e, no mínimo, surpreendentes.

Mas há mais: recordamos Tom Sawyer, Harry Potter e Winnie the Pooh, conhecemos os mundos mágicos das estórias para crianças e exploramos os elementos comuns dos contos de fadas que crescemos a ouvir. Mia Couto revela-nos o seu processo de escrita, o duo de estilistas Storytailors dá-nos a conhecer a sua estante de livros e David Fonseca faz uma entrevista a si próprio.

Há desafios que nos conquistam e ao mesmo tempo nos fazem crescer. A Revista Estante é definitivamente um deles. Temos muitas novidades projetadas para o futuro desta pequena grande revista.