O que é ser Buddy na Adagietto?

Na Adagietto, mais do que colegas, somos… buddies. Literalmente. Isto porque, de forma a melhor enquadrar os novos elementos da empresa na cultura do grupo, decidimos, no início de 2016, por sugestão da Sara Proença, implementar um sistema a que demos o nome de Buddy.

A mecânica é bastante simples: a penúltima pessoa a ingressar na empresa é nomeada Buddy do elemento mais recente. Este, por sua vez, é seu Delfim.

O Buddy é responsável pela integração do Delfim na equipa, apresentando-lhe os cantos à casa e dando-lhe a conhecer os valores do grupo. É também o Buddy que garante que o Delfim se mantém motivado e o incentiva a avaliar regularmente o seu percurso na Adagietto. Mas isto não é tudo. Trimestralmente, Buddy e Delfim combinam um almoço. E sempre que o Delfim celebra o seu aniversário, é o Buddy que organiza a celebração.

Este é apenas mais um dos muitos rituais que temos para construir espírito de equipa e transmitir os ideais que nos definem a quem acabou de se juntar a nós. Acreditamos que se constrói desta forma um sentido de unidade que se reflete na qualidade do nosso trabalho.

Kick Off – Arrancámos em grande estilo para um novo ano

É o momento zero do nosso ano laboral. Todos os anos, deslocamo-nos em peso para um hotel, algures no nosso país, e fazemos o balanço do ano que passou ao mesmo tempo que alinhamos estratégias para os meses que se avizinham.

Este ano, arrancámos para um fim-de-semana alargado no Grande Real Villa Itália Hotel & Spa, em Cascais. E tivemos um pouco de tudo: reuniões, apresentações, trabalhos de grupo, desafios e vários momentos de convívio. Para terminar em beleza, na última noite, um fantástico jantar de gala que nos levou a reviver memórias e a antecipar o que aí vem.

Mas este ano houve ainda um atractivo extra, sob a forma de um concurso de fotografia com direito a prémio. O desafio estava aberto a todos e consistia em publicar nas redes sociais alguns dos melhores momentos do Kick Off. Contaram-se muitas – e boas – participações, mas no final coube ao nosso Paulo Hoeven a vitória, que lhe deu direito a um vale para um jantar num restaurante Olivier à escolha. Parabéns ao Paulo e a todos nós por mais um Kick Off de sucesso que nos deixa motivados para o resto do ano.

Ilustres da comunicação apresentam nova edição da revista Estante

Foi uma conversa alegre, mas também um retorno ao passado pela mão de três grandes nomes da comunicação nacional. No primeiro dia de fevereiro, fomos à Fnac do Colombo assistir a uma deliciosa tertúlia sobre os anos 80 que contou com as presenças de António Sala, Júlio Isidro e Mário Augusto e serviu também para apresentar a edição de inverno da revista Estante. Isto porque o novo número tem o “retro” como tema central, dedicando várias páginas aos livros, filmes e músicas que marcaram a década de 1980.

“Foi conferência? Não! Foi debate? Não! Foi convívio com gente que nos estima e foi muito bom ter trazido para casa dois exemplares da Estante que, além de ser uma revista de originalíssima qualidade gráfica e de interessante conteúdo, é… grátis”, escreveu mais tarde Júlio Isidro nas redes sociais.

A revista Estante foi, de resto, elogiada por todos os convidados, que aproveitaram para salientar o papel da publicação no fortalecimento da relação do público português com a literatura ao mesmo tempo que nos divertiam – e ao restante público – com espirituosas memórias do passado.

Torneio de Ténis de Mesa Adagietto

Alguém pediu um torneio de ténis de mesa?

Na Adagietto a competição está-nos no sangue. Por isso gostamos de nos desafiar mutuamente, mesmo nas pausas de trabalho. Exemplo: todos os anos, com o aproximar da quadra natalícia, organizamos um torneio de ténis de mesa que coloca face a face elementos de todos os departamentos da empresa em breves partidas com um máximo de três sets. O prémio para o vencedor? Um vale para uma refeição num restaurante Olivier à escolha.

A edição de 2016 foi particularmente disputada, com 16 candidatos a dar tudo por tudo para saírem vencedores. Os três últimos jogos do torneio, correspondentes às meias-finais e à grande final, decorreram num único dia. Curiosamente, todos os participantes foram homens.

Na primeira meia-final, Tiago Monte bateu Rui Edmond, declarando-se na altura motivadíssimo para ganhar o cobiçado jantar. Defrontaram-se depois dois colegas da nossa Luneta, com João Leandro a levar de vencida Paulo Hoeven e a avançar para a final. O derradeiro embate do torneio foi disputado até ao último segundo perante uma sala cheia de curiosos. Terminou com os adversários a cumprimentarem-se após a vitória do João. Parabéns! Para o ano há mais.

Revista Estante vence (mais um) prémio internacional

Costuma-se dizer que não há uma sem duas. E, de facto, depois de ter sido distinguida, em maio de 2016, com o prémio de prata na categoria de melhor revista nos European Design Awards, a revista Estante, produzida pela Adagietto para a Fnac, volta a vencer um prémio internacional de design.

A revista Estante destacou-se desta feita nos Content Marketing Awards, arrecadando o prémio de “Best Print Publication” [“Melhor Publicação Impressa”] na categoria de Design. Organizados pelo Content Marketing Institute, estes prémios distinguem todos os anos os melhores e mais inovadores trabalhos nas áreas de marketing e promoção de conteúdo. A cerimónia de entrega realizou-se a 8 de setembro, em Cleveland, nos Estados Unidos.

A equipa inteira está uma vez mais de parabéns. Sabemos que a revista Estante, distribuída gratuitamente em todas as lojas Fnac do país, já encontrou o seu lugar no coração de muitos leitores. Mas não queremos parar por aqui. Até porque este reconhecimento, mais do que um novo motivo de orgulho – e um troféu que fica a matar no nosso escritório –, é um incentivo que nos leva a querer desenvolver um trabalho cada vez melhor. E não nos esquecemos: também se costuma dizer que não há duas sem três.

adagietto-vence-european-design-award_2016

Adagietto vence prémio internacional

A Adagietto foi distinguida com o prémio de prata na categoria de melhor revista nos European Design Awards, com a revista Estante. Numa cerimónia que teve lugar no passado dia 21, em Viena, a equipa da Adagietto subiu ao palco para receber a distinção naquele que é um dos mais prestigiados prémios de design na Europa. A revista Estante, produzida pela Adagietto para a Fnac, foi lançada em Abril de 2014 e conta já com nove edições.

Distribuída gratuitamente em todas as lojas Fnac do país, este é um projecto único em Portugal, que nasceu com o objectivo de reforçar o investimento da marca na cultura, dando palco à Língua Portuguesa, aos autores e às editoras, e promovendo o acesso mais alargado à literatura. Com conteúdos marcadamente relevantes na área da Literatura e um design ímpar, a Estante é um dos projectos mais icónicos da Adagietto na área de Conteúdos.

adagietto-vencedora-do-premio-europeu-de-design-revista-estante

Este prémio é do José Séneca, o nosso director de Arte, da Catarina Sousa, Coordenadora de Conteúdos, do Tiago Matos (sub-editor), dos jornalistas (tantos e tantos!), dos ilustradores, dos fotógrafos incansáveis da 4SEE, da equipa da Fnac que nos dá liberdade e confiança e de todos os que sempre acreditaram neste projecto e o ajudaram a construir dentro da Adagietto. É um prémio que nos enche de orgulho e que é também o resultado da nossa entrega aos projectos que nos apaixonam.

O prémio foi atribuído à Adagietto na Áustria, numa cerimónia que decorreu no MuTh – Musik & Theater. O trabalho premiado na revista Estante será incluído no catálogo anual dos European Design Awards. Para o ano, a cerimónia de entrega de prémios terá lugar no Porto e nós já estamos a trabalhar para voltar a subir ao palco. Nada que nos assuste. Bem pelo contrário 🙂

Revista Estante número 8: uma revista para todas as idades

Um dos projetos que mais nos enche de orgulho despediu-se do inverno com um oitavo número muito especial, parcialmente dedicado às crianças. Às que ainda o são e às que já o foram. E, claro, às leituras que mais as marcaram, ou não fosse a Revista Estante, da Fnac, uma revista para apaixonados por livros.

Porque o tema nos lembra de imediato o seu nome e gostamos de contar sempre com os melhores, convidámos a Catarina Sobral para ilustrar a capa da edição. José Jorge Letria escreve, nas primeiras páginas, um editorial que estabelece a leitura como um ato de liberdade. Está dado o mote para um número no qual pedimos a alguns dos principais escritores portugueses da atualidade – casos de Afonso Cruz, Hélia Correia e Valter Hugo Mãe, entre outros –que voltassem atrás no tempo e nos confessassem o que liam na infância. As respostas são diversas e, no mínimo, surpreendentes.

Mas há mais: recordamos Tom Sawyer, Harry Potter e Winnie the Pooh, conhecemos os mundos mágicos das estórias para crianças e exploramos os elementos comuns dos contos de fadas que crescemos a ouvir. Mia Couto revela-nos o seu processo de escrita, o duo de estilistas Storytailors dá-nos a conhecer a sua estante de livros e David Fonseca faz uma entrevista a si próprio.

Há desafios que nos conquistam e ao mesmo tempo nos fazem crescer. A Revista Estante é definitivamente um deles. Temos muitas novidades projetadas para o futuro desta pequena grande revista.

Evento de Apresentação da nova imagem Adagietto

Ontem, ao final da tarde, recebemos os clientes, parceiros e amigos para apresentarmos a nova imagem da Adagietto.

As luzes quentes deram um toque confortável às conversas que se desdobraram em torno do novo logótipo, lettering e toda a identidade visual.

Foi um dia cheio. Orgulhosamente, mostrámos o que fazemos nas diversas salas temáticas onde os trabalhos foram organizados por área. Recebemos elogios pela equipa, pelos projectos, pela decoração e acima de tudo pela nova imagem que além de “minimalista” – representa o requinte da agência. 

Recordámos a formação da Adagietto e a sua evolução ao longo dos anos. Foi gratificante desvendar os primórdios desta pequena boutique e também os planos para o futuro. 

 

FNAC-Oeiras-novo-conceito-mundial-de-loja-tecnologia-Adagietto

O novo mundo FNAC em Oeiras

Quando nos dizem que o grupo FNAC escolheu Portugal para lançar um novo conceito mundial de loja, ficamos sempre com aquele orgulho interior. Afinal, o facto de sermos escolhidos à escala global e de representarmos 7% das vendas globais da FNAC é importante o suficiente para enchermos o peito de entusiamo por este pequeno (grande) país à beira-mar plantado.

Explicam-nos que a FNAC de Oeiras vai ser a nova flaship store: que vamos poder pagar em qualquer ponto da loja,  que os colaboradores vão comunicar entre si com auriculares, que vamos ter um espaço reservado para os especialistas darem os seus workshops. Mas não é só isto: dizem-nos ainda que vamos ter um espaço para ler e estudar (UAU!) sem que ninguém nos chateia por estarmos a remexer nos livros da loja. E depois, confidenciam-nos: “Há quem venha para a FNAC ler, marcam as páginas, escondem os livros nas prateleiras e voltam no dia seguinte para retomar a leitura. Nós não nos importamos.: FNAC é também isso: dar liberdade a quem cá entra.”

A nossa liberdade é poder trabalhar com clientes assim.

[E dizer ‘UAU’ a triplicar quando abrimos a cortina da nova FNAC de Oeiras e percebemos o encanto!]

Boas leituras!

ritual-ferias-adagietto-boutique-de-comunicacao

Quando vamos de férias…

Na Adagietto todos ansiamos pelo momento em que desfrutarmos do merecido descanso. É o momento “shutdown” dos computadores, dos emails e até mesmo dos colegas. Mas mesmo quando estamos de férias, o pensamento acaba por recair nas pessoas com quem tanto partilhamos diariamente e que, eventualmente, acabam também por aturar os nossos momentos de maior stress e adrelanina. E qual é que seria a melhor forma de mostrar que mesmo quando estamos ausentes nunca os esquecemos? Com PRESENTES.

É mais um dos nossos rituais e é seguido à risca. Mesmo que o destino seja o Porto ou o Algarve, nunca regressamos sem um miminho para aqueles que cá nos esperam. Porque sabemos que nos esperam de braços abertos e de água na boca.